terça-feira, 12 de maio de 2009

Setap se engaja na campanha “Todos contra a pedofilia”

POR: RENIVALDO COSTA

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Setap) se engajou esta semana na Campanha Nacional “Todos contra a pedofilia”, que tem o objetivo de combater esta prática que tem vitimizado milhares de crianças e adolescentes em todo o País.
Dados Nacionais afirmam que durante uma vida, um pedófilo ativo, abusa em média 260 crianças ou adolescentes, o abuso pode ser caracterizado pela nudez parcial ou total, carícias na genitália, conversas obscenas e pornografia. 50% das vitimas se tornam abusadores no futuro. Além disso, uma em cada três garotas e um em cada quatro garotos são abusados sexualmente antes dos 18 anos.
O engajamento do Setap vai consistir na produção e divulgação de cartazes e cartilhas nos ônibus, esclarecendo sobre esse crime. A idéia é que a campanha contra pedofilia seja contínua para que os casos sejam descobertos e, assim, os pedófilos presos e as vitimas tratadas.
Renato Honório, diretor executivo do Setap, alertou para importância da denuncia, que pode ser anônima, pelo numero 100. Ele explica que o tema é preocupante e a prática desse crime tem se proliferado no Amapá. “A informação que temos é que uma criança é abusada a cada 4 segundos”, relata.
O diretor do sindicato também esclarece que para evitar que crianças fiquem expostas a ação dos pedófilos nos ônibus, o Setap vai cumprir a lei e exigir que menores de 7 anos, que têm direito à gratuidade, entrem nos ônibus, apenas acompanhados dos pais. “A lei não permite que crianças de 4, 5 ou 6 anos utilizem os coletivos sem a presença de um responsável”.

Nenhum comentário: