O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amapá (Setap) vai implantar até o final deste mês um serviço de Ouvidoria para aproximar cada vez mais a entidade do usuário de ônibus.
O atendimento é feito por telefone e via Internet ou presencialmente.
O cidadão pode acionar o Setap através de um número que será amplamente divulgado nos ônibus e paradas além do acesso ao site www.vtsetap.com.br.
Através da Ouvidoria, os usuários podem fazer reclamações, sugestões e pedidos de informações. Os registros são encaminhados e acompanhados pela Ouvidoria, que também comunica aos requerentes as resoluções tomadas.
Serão registrados na Ouvidoria, dentre outros: pedidos de alteração de itinerários (que serão encaminhados à CTMac para estudo), pedidos de implantação de paradas de transporte coletivo (também competência da CTMac); reclamações quanto a motoristas, cobradores ou empresas de ônibus, críticas e sugestões quanto ao serviço oferecido pelas empresas operadoras de ônibus; pedidos de realização de capacitações comunitárias na área de transporte público, dentre outros.
A Ouvidoria será desempenhada por um servidor do Setap. “O ouvidor deve ser tão independente quanto possível no desempenho de suas funções. O papel do Ouvidor , uma vez recebida a demanda do cidadão, é entrar em contato com os profissionais responsáveis pelo assunto e notificar o problema, procurando descobrir quais são as suas causas e repercussões. O Ouvidor não decide sobre o problema, mas o acompanhará até sua resolução, mantendo o cidadão informado”, explica Décio de Melo, presidente do Setap.
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