quinta-feira, 7 de março de 2013

Ligajap abre inscrições para participação de grupos juninos no Festival 2013

A Liga Independente dos Grupos e Associações Juninas do Amapá (Ligajap), com o apoio do Governo do Amapá, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), já iniciou os preparativos para a Quadra Junina 2013, com a abertura do período de inscrições para participação de grupos no festival oficial deste ano.
De acordo com o presidente da Ligajap, Rony Oliveira, para participar do evento é necessário apresentar, inicialmente, à entidade um documento oficializando o pedido de inserção no certame.
Em seguida, a comissão técnica da Liga visitará os locais de ensaio de cada grupo para avaliar e comprovar a atuação, identidade e existência. Os grupos aptos a participar receberão todo o suporte técnico, terão acesso ao cadastro e regulamento.
"Vale lembrar que, de acordo com o regulamento, os grupos iniciantes necessitam de um a dois anos de participação no evento para concorrer oficialmente. Caso o grupo iniciante seja aprovado pela comissão técnica da Liga, receberá o suporte e se apresentará, mas ainda não estará entre os concorrentes aos prêmios", explicou o presidente da entidade.
No ano passado, o Governo do Estado investiu R$ 1,2 milhão para a realização dos festejos juninos na capital e em outros municípios. O Festival Junino da Beira Rio contou com arquibancadas, área reservada para pessoas com necessidades especiais, camarotes, área destinada às diretorias dos grupos juninos, além de barracas com cinema, comidas típicas, exposição e vendas de artesanatos e espaço voltado às brincadeiras tradicionais de São João.
Em 2012, 38 premiações foram entregues em dinheiro e troféus para o 1º, 2º e 3º colocados, além de grupos vencedores nos quesitos Danças Tradicionais, Originalidade, Melhor Tema, Melhor Marcador, Entrada e Saída, Criatividade, Passos de Quadrilha, Casamento na Roça, Indumentária, Garota Junina, Harmonia e Melhor Miss e Mister Caipira.
Inscrições
Interessados em inscrever seus grupos ou associações devem ir até a Biblioteca Pública Elcy Lacerda aos sábados, a partir das 16h. As inscrições estão previstas para encerrar no dia 17 de abril.

Andreza Sanches/Secult

Nenhum comentário: