terça-feira, 5 de março de 2013

Workshop reúne em abril jornalistas da área cultural no Museu da Imagem e do Som

Aos jornalistas que atuam na área cultural, formados ou não, vêm aí os workshops "Jornalismo Cultural 2.0" e "Me Formei, e Agora?", ministrados pelo jornalista Fábio Gomes, de Belém (PA), no auditório do Museu da Imagem e do Som (MIS). O primeiro será realizado em 11 de abril, das 14h às 17h, e o segundo ocorrerá no dia 11/04, das 18h30 às 21h30. As inscrições já estão abertas.
O serviço é direcionado aos profissionais da área, principalmente para aqueles que mantenham sites ou blogs que tratam da cultura, produtores culturais e artistas dos mais diverso segmentos (música, cinema, teatro, literatura, artes visuais, artes gráficas, etc.) Segundo o moderador, a atividade é voltada àqueles cujo trabalho se relacione, de algum modo, com o jornalismo cultural, onde busca elementos para qualificar ou mesmo repensar o que faz.
Fábio Gomes diz que a ideia de criar os workshops nasceu da constatação de que as faculdades de Comunicação Social não preparam seus alunos para o empreendedorismo, ou mesmo para a tendência contemporânea de trabalhar como empregado tendo atitude de empreendedor. "É como se a universidade desse como certo que todos serão empregados em grandes veículos, e ponto", comentou.
Os participantes irão ver vários conceitos, como o estabelecimento de metas, foco, ações-meio e ações-fim, diferencial competitivo e os 5 Valores (Currículo, Experiência, Contatos, Projeção e Remuneração), entre outros, todos ilustrados com exemplos reais.
No Workshop "Me Formei, e Agora?", Fábio Gomes detalhará os conceitos e técnicas empregados em sua revisão de carreira e estabelecimento de objetivos, processo que realizou em 2009 (e que teve como uma das consequências o lançamento do blog "Som do Norte".
Inscrição
A inscrição para cada workshop custa R$ 40 (com 50% de desconto para estudantes, mediante comprovação) e deve ser feita diretamente no MIS-AP, no segundo piso do Teatro das Bacabeiras, com Luan Macêdo ou Maksuel Martins, de segunda a sexta-feira, em horário comercial (9h às 12h e das 14h às 18h). Outras informações com Mary Paes, nos telefones (96) 9179-4950 ou 8128-5712.
Fábio Gomes, gaúcho de Porto Alegre (RS), formou-se em Jornalismo pela UFRGS em 2001 e criou os sites "Brasileirinho" (2002), "Jornalismo Cultural" (2005) e "Som do Norte" (2009). Desde 2010, mora em Belém.
Colaborou com a Rádio América e o site "Rockazine" (ambos de São Paulo), jornal "Vaia" (Porto Alegre), site "Pará Música" (Belém), revista "Intera" e site da Rádio Vertical (os dois de Manaus). Atualmente, é colunista do blog "Roraima Rock'n Roll" e colabora com a "Folha de Boa Vista". Também atua como assessor de imprensa de artistas e eventos culturais.

Dorislene Muniz/Secom

Nenhum comentário: