quarta-feira, 27 de março de 2013

Cadastro eleitoral biométrico vai ajudar na instalação do Novo Registro de Identidade Civil



Por: Ana Barbosa / Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Amapá

O Amapá inicia, a partir de 14 de abril, processo de revisão do eleitorado para atualização cadastral e biométrica visando às eleições gerais de 2014. O processo já acontece desde 14 de fevereiro, mas será obrigatório a partir de abril.
Por conta da dinâmica de atualização cadastral, em que são colhidas as digitais, assinatura eletrônica e foto atualizada, tirada no momento do atendimento, a Justiça Eleitoral servirá como suporte para o Governo Federal no momento em que a atualização para o Novo Registro de Identidade Civil (RIC) for implementada, uma vez que, os dados já estarão disponíveis e só precisarão ser gravados no chip do RIC.
RIC
Este novo documento, instituído pela Lei 9.454 de 7 de abril de 1997, foi criado para facilitar a vida do cidadão brasileiro. Com ele haverá uma central nacional de informações, com todas as informações datiloscópicas, fotografia 3x4, números de documentos (RG, CPF, título de eleitor, PIS/PASEP, carteira de trabalho e carteira nacional de habilitação) e também dados como altura e cor dos olhos.

Nenhum comentário: