O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amapá (Setap) vai implantar até o final deste mês um serviço de Ouvidoria para aproximar cada vez mais a entidade do usuário de ônibus.
O atendimento é feito por telefone e via Internet ou presencialmente.
O cidadão pode acionar o Setap através de um número que será amplamente divulgado nos ônibus e paradas além do acesso ao site www.vtsetap.com.br.
Através da Ouvidoria, os usuários podem fazer reclamações, sugestões e pedidos de informações. Os registros são encaminhados e acompanhados pela Ouvidoria, que também comunica aos requerentes as resoluções tomadas.
Serão registrados na Ouvidoria, dentre outros: pedidos de alteração de itinerários (que serão encaminhados à CTMac para estudo), pedidos de implantação de paradas de transporte coletivo (também competência da CTMac); reclamações quanto a motoristas, cobradores ou empresas de ônibus, críticas e sugestões quanto ao serviço oferecido pelas empresas operadoras de ônibus; pedidos de realização de capacitações comunitárias na área de transporte público, dentre outros.
Ouvidoria será desempenhada por um servidor do Setap. “O ouvidor deve ser tão independente quanto possível no desempenho de suas funções. O papel do Ouvidor , uma vez recebida a demanda do cidadão, é entrar em contato com os profissionais responsáveis pelo assunto e notificar o problema, procurando descobrir quais são as suas causas e repercussões. O Ouvidor não decide sobre o problema, mas o acompanhará até sua resolução, mantendo o cidadão informado”, explica Décio de Melo, presidente do Setap.
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