sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Amapá é bem visto pela Comunidade Internacional

“Estamos em condições morais de discutir meio ambiente e exigir mais respeito da comunidade internacional”. Com esta frase, Waldez Góes abriu a I Conferência Estadual de Saúde Ambiental, que acontece no Teatro das Bacabeiras de 14 a 16, com a presença de representantes dos ministérios da Cidade, Saúde e Meio Ambiente.
Para o governador, que recentemente esteve na Califórnia, em encontro com o governador Arnold Scwarzenegger que discutiu mudanças climáticas, o balanço geral que se faz, é que o Estado do Amapá, com a experiência de preservação de 96% de suas florestas, dá conta de seu recado. “A nossa questão é apenas urbana, e por isso mesmo estamos modificando a nossa estrutura atual de saneamento básico”, disse Waldez.
Um ponto central do discurso do governador foi a questão da política de compensações. “O Amapá pode e deve receber pelos serviços ambientais que presta, porque esse nosso cuidado preservacionista tem efeitos positivos diretos em todo o planeta”, lembrou.
Representando o ministro das Cidades, Josué Longo, que é membro da Comissão Organizadora da Conferência Nacional de Meio Ambiente (que será realizada de 15 a 18 de dezembro, em Brasília), parabenizou o governador e prefeitos dos municípios do Amapá, em razão da seriedade que todos os gestores tiveram por ocasião dos encontros municipais. “Os encontros nos municípios foram exercidas democraticamente com participação popular; e nossa esperança, agora, é que os ecos dos municípios possam ter ressonância perante o Governo Federal, que não pode mais cometer o pecado da omissão”, vaticinou Longo, referindo-se ao próximo e grande debate que ocorrerá na capital brasileira em dezembro.

Programação para a sexta-feira, 16
8h30 Café da Manhã e montagem de grupos de trabalho
9h Discussão dos Grupos de Trabalho
12 h Almoço cultural
14 h Votação pela Plenária das 06 diretrizes e 12 ações estratégicas e moções pré-selecionadas, que serão encaminhadas para a 1ª Conferência Nacional de Saúde Ambiental;
16h30 Encerramento
17h Coquetel com apresentação cultural

Edgar Rodrigues
Assessor de Comunicação
Núcleo de Jornalismo Institucional
(96) 3212-1169. dcn@secom.ap.gov.br
www.amapa.gov.br

Nenhum comentário: