O Ministro da Igualdade Racial, Edson Santos, chega à Macapá nesta quarta-feira, 7, e cumprirá agenda de compromissos no Amapá. O governador Waldez receberá o ministro no Setentrião às 16horas. Logo mais, haverá uma audiência com técnicos da Secretaria Extraordinária de Política para Afrodescendentes (Seafro), na Sala de Reunião do Palácio do Setentrião.
O secretário de Políticas para os Afrodescendentes, Manoel Azevedo de Souza, apresentará o esboço do Programa Amapá Afro que será lançado em breve. O novo programa do Governo vai atender a população afrodescente e as Comunidades Quilombolas do Amapá.
O ministro participará também de uma reunião com representantes da Agência de Desenvolvimento do Amapá (ADAP), quando vão discutir o lançamento do edital para elaboração do laudo antropológico de seis comunidades quilombolas do Amapá: Cunani, São Pedro dos Bois, Ilha Redonda, São José do Mata Fome, São Raimundo do Pirativa e Engenho do Matapi. O documento é uma exigência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para dar prosseguimento à titulação de áreas quilombolas, após a certificação emitida pela Fundação Cultural Palmares. O laudo será produzido a partir de parceria entre a ADAP e o Banco Mundial.
Na quinta-feira, às 9horas, na Universidade Estadual do Amapá, o ministro participa do lançamento do Projeto Igualdade Racial por meio da Educação e Capacitação, cujo foco é a Lei nº 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino de história e cultura
africana em toda a rede de ensino do país.
Em 2008, o ministro Edson Santos, participou da festa de SãoTiago, no município de Mazagão, acompanhado do governador Waldez Góes e visitou as Comunidades Quilombolas do Curiaú.
Iracilda Tavares
Assessora de Comunicação
Núcleo de Jornalismo Institucional
tel: (96)3212-1169
Nenhum comentário:
Postar um comentário