segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Deputada defende uma política integrada pa ra os estados da Amazônia

por: Shyley Saissem

A deputada federal Fátima Pelaes (PMDB/AP), defendeu durante que o Fórum de Governadores da Amazônia, que se reuniu na ultima sexta-feira, 16, em Macapá, realize um trabalho integrado entre o governos e suas respectivas bancadas federais para que trabalhem em favor do desenvolvimento sustentável dos estados da Região Norte.
Para Fátima Pelaes, o 6º Fórum de Governadores foi importante por colocar para ordem do dia dos gestores da Amazônia, discussões que objetivam consolidar um projeto de desenvolvimento para a amazônia, que tem como tripé a cooperação em âmbito regional, nacional e internacional.
“O Fórum também trouxe para à tona, discussões que envolvem questões relacionadas ao transporte aéreo e hidroviário na Amazônia, a liberação dos recursos contingenciados da Suframa, que são quase dois bilhões de reais, além das políticas que precisam de decisões e ações conjuntas entre os governadores, bancadas e o União”, enfatizou a deputada.
A parlamentar amapaense, disse ainda, que a utilização de recursos como os que estão disponíveis no Fundo da Amazônia, será de suma importância, para que seja implementados na região projeto básicos como de infraestrutura para setores tradicionais como a agricultura familiar; indústria extrativista de minerais e de transformação.
Ela lembrou também que outros segmentos econômicos poderão receber benefícios do fundo, entre eles os setores que dão ênfase à inovação tecnológica e de serviços como o de turismo que hoje é o diferencial na preservação ambiental e geração de emprego na amazônia.
“Buscando o desenvolvimento integrado, já estou trazendo para Macapá, através Comissão de Turismo da Câmara uma Audiência Pública que discutirá os meios para essa integração entre os estado da Amazônia. Este evento contará com a presença varias autoridades entre elas o presidente da Infraero, Murilo Marques Barboza que já confirmou que anunciará no seminário de Turismo da Amazônia a retomada da obra do Aeroporto Internacional de Macapá”. Afirmou a deputada.

Nenhum comentário: