sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Hospital da Criança e do Adolescente recebe atividades de lúdicas

Os pacientes internados no Hospital da Criança e do Adolescente terão um momento de lazer e de descontração no mês em que se comemora o Dia da Criança. Com o tema, “De Criança e de louco, todos temos um pouco”, acadêmicos de Psicologia levarão teatro, música, fantoches, oficinas de desenhos, entre outras atividades lúdicas para as crianças internadas no HCA.
As atividades são organizadas por um grupo de acadêmicos do Curso de Psicologia da Faculdade Seama e acontecem sempre nesse período. A programação ocorre nos dias 16 e 17 de outubro e visa desenvolver atividades de humanização e recreação às crianças daquela casa. As atividades iniciam às 15h e ocorrerão na área externa do HCA.
A responsável pelo projeto, a psicóloga Gilzete Magalhães, explica que devido a internação as crianças acabam ficando melancólicas, isso ocorre pelo ambiente diferente do que são acostumadas a viver. “Durante algumas atividades desenvolvidas no Hospital da Criança, observamos o isolamento provocado pela hospitalização infantil, a distância do mundo exterior, dos afetos e vínculos estabelecidos pela criança a partir da internação, são fatos que podem contribuir para o adoecimento emocional tanto do paciente da pediatria, como de seus familiares”, explica.
História
A equipe de acadêmicos de Psicologia da Faculdade Seama desenvolve atividades de humanização no HCA desde 2007 e seu bom desempenho fez com que os trabalhos dos acadêmicos fossem apresentados em vários congressos ligados a psicologia como: o II Fórum Internacional de Saúde Coletiva, Saúde Mental e Direitos Humanos da UERJ/RJ; na II Mostra de Prática em Psicologia (CRP/RJ); no I Encontro Norte-Nordeste da Associação Brasileira de Psicologia Social; na II Jornal de Psicologia da Faculdade Seama.

SERVIÇO:
Departamento de Jornalismo e Imprensa da Faculdade Seama
E-mail: jornal@seama.edu.br
Fones: (96) 2101 5151 ramal 5160
(96) 8114 5698 /8125 3554

Nenhum comentário: