quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Governadores da Amazônia legal se reúnem em Macapá

O Estado do Amapá é a sede do VI Fórum de Governadores da Amazônia Legal que será realizado nesta quinta-feira, 15, e sexta-feira, 16, com a participação dos governadores do Amapá, Acre, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, além de ministros e autoridades.
O governador Waldez Góes, anfitrião do evento, recepcionará os governadores e ministros em um café da manhã, no Monumento Marco Zero do Equador, em seguida será feita a foto oficial no meio do mundo.
No Ceta Ecotel, local onde ocorrerá o Fórum, o governador Waldez Góes fará a abertura do evento. Carlos Minc, ministro do Meio Ambiente, inicia a pauta global do Fórum de Governadores fazendo uma explanação sobre o relatório da Força Tarefa sobre REDD (Redução por Emissões de Desmatamento e Degradação) e Mudanças Climáticas.
No segundo momento da reunião serão abordados pontos importantes dentro do contexto de desenvolvimento da região Amazônia como, por exemplo, o descontingenciamento dos recursos da Suframa, pró-vias, FPE Verde e marco regulatório das hidrovias entre outros assuntos de interesse regional.
“Discutiremos a recuperação das estradas vicinais, a revisão do sistema aéreo da Amazônia, melhorias nas hidrovias, entre outras questões, mas, sobretudo, a participação da Amazônia em Copenhague”, afirmou Waldez.
O Fórum dos governadores da Amazônia Legal tem o objetivo de fortalecer a política de desenvolvimento da Amazônia. Para isso, serão discutidos mecanismos de cooperação regional, nacional e internacional que contemplem, por exemplo, a remuneração por serviços ambientais, investimentos em educação, saúde, energia, transporte e produção do conhecimento.
O VI Fórum resultará na Carta de Macapá, um documento que será elaborado e assinado pelos noves governadores da Amazônia Legal a partir das discussões do evento e que norteará as ações dos respectivos estados e será lida ao final do evento. Desta reunião sairão diretrizes que serão apresentadas pelo Brasil na Convenção da Dinamarca.

Iracilda Tavares
Assessora de Comunicação
Núcleo de Jornalismo Institucional
Contato: (96)3212-1169
iratav@hotmail.com

Nenhum comentário: